O acidente vascular cerebral (AVC), ou Acidente vascular encefálico (AVE), vulgarmente chamado de "derrame cerebral", é caracterizado pela interrupção da irrigação sanguínea das estruturas do encéfalo, ou seja, ocorre quando o sangue que sustenta o cérebro com oxigénio e glicose deixa de atingir a região, ocasionando a perda da funcionalidade dos neurónios. É uma doença de início súbito...
Foi em Maio de 2006. Logo de manhã. Era dia de aulas e, àquela hora, só o meu ainda se havia levantado. Foi com o barulho da queda dele na casa de banho que todos nós cá em casa nos levantámos também.
Ele tinha caído, teve um AVC. Paralisou-lhe o lado direito do corpo e afectou-lhe a fala.
Veio uma ambulância buscá-lo e, depois de ser assistido na urgência aqui de Peniche, foi transferido para S.ta Maria, onde ficou internado alguns dias.
Recuperou bastante bem para as expectativas (que depois de uma situação daquelas nunca são as melhores), mas o episódio não deixa, de maneira nenhuma, de ter sido marcante nas vidas da nossa família. Não voltou exactamente ao que era antes, mas também não se pode queixar.
4 de fevereiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário